Aniversário

         O aniversário de Caldas Novas é comemorado no dia 21 de outubro, data na qual, ocorreu a sua emancipação política.

         No inicio da sua história, Caldas Novas foi subordinada à Santa Cruz de Goiás e mais tarde a Morrinhos. Em 1911, sob a liderança do coronel Bento de Godoy, de Orcalino Santos, Juca de Godoy, Victor Ala, Josino Brettas, Orlando Rodrigues da Cunha e outros, é iniciado um movimento político da população, que culmina com a emancipação de Caldas Novas.
   
         O então presidente do Estado (cargo que atualmente é denominado governador), Urbano Gouveia, nomeia Bento de Godoy como 1º Intendente de Caldas Novas, designação que no princípio do século se dava aos chefes do poder executivo municipal, os atuais prefeitos.

         Em 1915, são feitas as primeiras eleições municipais e, através de subscrição popular, é adquirido um casarão no largo da Matriz para abrigar os poderes executivo e legislativo. Mais tarde este prédio foi demolido e, em seu lugar, em 1960, foi construído o Cine-Teatro Caldas Novas, até os dias de hoje de propriedade da Prefeitura Municipal.

         Em 1923, na administração de Juca de Godoy, Caldas Novas é elevada da categoria de vila para a de cidade, quando então é iniciado um novo surto de progresso.

         Na verdade, a autonomia política de Caldas Novas foi conquistada no dia 5 de julho de 1911, mas somente no dia 21 de outubro é que foi instalada a Primeira Intendência. Desde então, nesta data se comemora o aniversário de Caldas Novas.


Vista panorâmica de Caldas Novas